85px-Brasao-itaperuna

Itaperuna é um município da Microrregião de Itaperuna, na Mesorregião do Noroeste Fluminense, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Dista cerca de 313 quilômetros da capital do estado, a cidade do Rio de Janeiro. Ocupa uma área de 1 105,566 quilômetros quadrados. Sua população, em 2010, foi estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 95 876 habitantes, sendo, assim, o 27º municípiomais populoso do estado do Rio de Janeiro e o primeiro de sua microrregião.

Devido ao fato de se encontrar entre vales, Itaperuna é conhecida por ter o clima mais quente do estado do Rio de Janeiro. Tem a máxima de 43°C resgistrada pelo IBC Instituto Brasileiro de Climatologia. A cidade é a mais quente em relação às cidades mais próximas, como Natividade, Laje do Muriaé e Bom Jesus do Itabapoana.

O clima tropical de Itaperuna apresenta chuvas durante o verão e temperaturas médias anuais entre 19°C e 32°C. É considerada uma das cidade mais quentes do estado do Rio de Janeiro, podendo chegar facilmente aos quarenta graus centígrados entre novembro e fevereiro.

Fonte: wikipedia.org

 

<br