85px-brasao-engopaulodefrontin

Engenheiro Paulo de Frontin nasceu de um entreposto comercial entre Minas Gerais e o Rio de Janeiro que se transformou na Vila de Rodeio. A povoação floresceu no fim do século XIX com a construção da estrada de ferro que passou a cortar a vila. As obras do entroncamento ferroviário ficaram famosas especialmente pelo Tunel 12, com 2.245 metros de comprimento.
Ao emancipar-se da cidade de Vassouras, a Vila de Rodeio adotou o nome do engenheiro Paulo de Frontin, notável construtor de ferrovias, avenidas e obras de abastecimento de água que, realizadas em apenas 6 dias, salvaram a cidade do Rio de Janeiro de uma grande seca.

Localiza-se na latitude 22º32’59” sul e longitude 43º40’42” oeste, a altitude média de sua sede é 395 metros. Sua área ocupa 139,48 km² e a população estimada em 2008 foi de 13.127 habitantes. O município está dividido em apenas dois distritos: Engenheiro Paulo de Frontin (sede) e Sacra Família do Tinguá (segundo distrito).
O maior potencial econômico da cidade é o turismo, pois ocupa uma região montanhosa de beleza magnífica. O clima é considerado um dos melhores do mundo com temperaturas amenas e chuvas suficientes ao longo de todo o ano. Há reservas de Mata Atlântica onde é possível visualizar animais silvestres em seu habitat natural, além de cachoeiras e lagos. A cidade possui uma rede hoteleira bem formada.
O município possui apenas uma indústria de médio porte, especializada em fabricação de artefatos de borracha, e outras indústrias de pequeno porte, com a especialidade de produção de fogos de artifícios, além de pequenas confecções, gráficas e etc.
Possui potencial agrícola devido à abundância de água de excelente qualidade, porém, pouco explorado, pois há uma grande área de Mata Atlântica intocada, que cobre aproximadamente 56% de todo território municipal.

Fonte: pt.wikipedia.org



Clique na imagem para mais detalhes