brasao-patydoalferes

Paty dos Alferes é um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro, na mesorregião Sul do estado do Rio de Janeiro, microrregião de Vassouras. Ocupa uma área de 319,103 km², sua população estima da em 2008 era de 26.099 habitantes.

A produção artística e cultural de Paty do Alferes conta com a estrutura do Centro Cultural Maestro José Figueira, um dos maiores da região. Além da arrojada arquitetura, em suas instalações modernas e versáteis realiza-se diversos eventos do município: exposições, apresentações teatrais, cursos, exibição de vídeos, etc.

O Museu da Cachaça é o primeiro no gênero no país. Seus idealizadores, Íris e Iale Renan, inauguraram o museu em 1991. Foram necessários anos de pesquisas em bibliotecas e aquisição de centenas de garrafas compradas em todos os cantos do Brasil para montar um acervo vasto e peculiar, que é apresentado aos seus visitantes junto com quadros, coleções de crônicas e artigos, livros especializados, trovas populares, um antigo mini-alambique, dentre muitas outras atrações da história da cachaça. No Museu da Cachaça também estão instaladas uma indústria artesanal de aguardente, duas adegas e um bar para degustação gratuita.

A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Paty do Alferes é um monumento arquitetônico profundamente representativo do mais importante período histórico da região. Foi tombada em 1973 pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN. Sua construção foi iniciada em 1840, a partir de uma doação de terras e recursos financeiros do capitão-mor de ordenança Manuel Francisco Xavier e de sua esposa D. Francisca Elisa Xavier, futura baronesa da Soledade.

Principais Pontos turísticos:

  • Aldeia Arcozelo
  • Centro Cultural
  • Igreja de Nossa Senhora da Conceição
  • Caminho do Imperador
  • Museu da Cachaça
  • Raia de Malha
Fonte: http://pt.wikipedia.org

Clique na imagem para mais detalhes