Guanhães – MG
Guanhães é um município brasileiro do estado brasileiro de Minas Gerais. Sua população estimada em 2008 é de 31.190 habitantes.
Em 1752 João de Azevedo Leme partindo da Vila do Príncipe (hoje cidade do Serro), encontra ouro nos “Descobertos do Graypú”, nas imediações da atual cidade de Guanhães. Em 1810 a atual cidade de Guanhães era conhecida como “São Miguel e Almas do Aricanga”(Aricanga é uma espécie de palmeira nativa da região,muito usada pelos índios para a fabricação de arcos,bodoques e aros de peneiras).
Logo na data de 1821, tornando-se paróquia de São Miguel dos Correntes (depois São Miguel e Almas dos correntes), em 14 de julho de 1832, ligada à Vila do Príncipe. A riqueza atraiu muita gente: das redondezas e de longe, como os ingleses, que decidiram explorar uma mina na Fazenda do “Candonga”. Este nome é um termo africano e surgiu logo depois da construção de um prostíbulo nas imediações da mineração,cujo seu significado é intriga com carinhos fingidos.
Em 23 de março de 1840 passa a pertencer à recém criada Vila de Conceição, voltando ao município do Serro, em 1859, através da Lei 1.031. É finalmente desmembrada do município do Serro em 25 de outubro de 1875 (instalada como Vila em 9 de dezembro de 1879 com o nome de São Miguel de Guanhães).
Tornou-se cidade de “Guanhães” em 13 de setembro de 1881 e sede de Comarca em 1890, também desmembrada da Comarca do Serro.
O município ocupa uma área de 1.188 km² e sua população está em torno de 30.000 habitantes. O Pico do Quartel representa sua altitude máxima. Este era usado pelos índios da região como torre de vigia ou ataláia contra o ataque dos ferozes índios Aimorés, mais conhecidos como Botocudos, daí vem a denominação “Morro do Quartel ou Quartel dos índios.
Fonte: http://pt.wikipedia.org
|