O Carburador vai virar peça de museu?
O carburador é um componente mecânico responsável pela alimentação de um motor a explosão. Ele é responsável pela criação da mistura ar/combustível e sua dosagem em motores de combustão interna, seu funcionamento é totalmente mecânico. O ar aspirado pelo pistão passa em alta velocidade pelo difusor (um estreitamento de passagem) arrastando uma porção de gasolina da cuba. A borboleta (instalada na base do carburador) que é ligada diretamente ao acelerador dosa a quantidade de mistura que o motor precisa aspirar. Por esta dosagem, ele determina o número de rotações por minuto.
Vantagens
- É um sistema de alimentação mais simples já que o combustível é “arrastado” pelo ar para dentro do motor.
- Sua manutenção em raros casos é mais simples, porém para se fazer um serviço correto deve-se usar muito mais ferramentas, calibradores e manuais e tabelas.
- Por ser um dispositivo simples sua construção é barata comparando-se à sistemas de injeção eletrônica de combustível.
- Pelo fato de serem sistemas simples os carburadores também são mais leves e compactos em geral que sistemas de injeção eletrônica de combustível. Isto viabiliza seu uso em ferramentas como por exemplo: em cortadores de grana, moto serras e pequenos barcos onde o mais importante é o menor peso e preço.
Desvantagens
- Como não utiliza nenhum sensor o carburador não tem capacidade de se adaptar com perfeição a todas as condições de uso a que é submetido. Devido a isto o carburador nunca conseguirá ter uma eficiência tão boa ou melhor que um sistema moderno de injeção eletrônica.
- Devido ao princípio de funcionamento do carburador ser o de acelerar o ar para que este arraste o combustível para dentro do motor isto cria um gargalo para o motor. Isto somado ao fato do carburador nunca conseguir a melhor relação ar+combustível faz com que a potência desenvolvida nunca seja a máxima para aquele motor comparando-se a sistemas modernos de injeção de combustível.
- O carburador não utilizando sensores não é auto-adaptativo. Sendo assim não se pode usar diversos tipos de combustíveis como as injeções eletrônicas “flex”.
- Com as regulamentações atuais no que concerne a emissões este dispositivo de formação de mistura não atende mais nenhum valor permitido pelos órgãos regulamentadores.
- Por se tratarem de sistemas mecânicos os carburadores estão muito mais sujeitos a defeitos que injeções eletrônicas modernas. Qualquer imperfeição no combustível como sujeira em forma de partículas sólidas ou sólidos no ar admitido podem facilmente obstruir um carburador e torná-lo inútil até sua limpeza.
agosto 31, 2010
Acho que carburador nao acaba não tenho um site de Tabela de Giclagem on-line e há muitas consultas por dia: http://gicle.ilax.com.br
Vai ser dicifil do carburador acabar….
julho 16, 2010
Tenho uma fioino lx carburada e estou passando mal c/ ela por nao encontra um carburador novo ou mesmo um recondicionado de boa qualidade , pois ainda estou insistindo em ficar com ela pq ela esta muito nova; ser alguem soube onde encontra um carburador novo por favor entre em contato , ficarei muito feliz .
maio 31, 2010
KUI,
se você não sabe nam abrir, vai fazer o que depois? Procura um mecânico, pode ter certeza que vai ficar muito mais Barato!
maio 31, 2010
PRECISO DE RESPOTAS PARA DESMONTA UM CARBURADOR.
maio 31, 2010
COMO FASSO PARA DESMONTA UM CARBURADOR DE FAN 2009 PRICISO DE AUGOMAS INAGEM PARA RECORDA
novembro 25, 2009
cara ja pasei muita raiva com carburado mas depois que comprei um novo na loja e ele bem regulado e otimo e admito que a injeção e melhor mas o meu carro e carburado . outra coisa as peças para carburadores são mais baratas so que estão dificil de acha.
julho 1, 2009
As motos fabricadas aqui nao tem injeção electronica, mas nòs entendemos as piadinhas de vcs
heheh
junho 30, 2009
Eu sou um grande fã dos carburadores e do “mundo analogico”hehe, mas tenho q admitir q a injeção eletronica hoje em dia supera o carburador em todos os quesitos.
março 2, 2009
É realmente a injeção eletrônica não é perfeita, mais é uma realidade que está dominando o mercado, não só pela eficiência, mas principalmente pela economia e pela redução da poluição. Há, com relação ao fato do carburador ter ultrapassado o século, devemos lembrar que o CARRO DE BOI já ultrapassou o milênio e não é por isso que vou comprar um.
março 1, 2009
Vc esqueceu de falar as desvantagnes do sistema de injeção eletrônica…Pois como nada que o ser humano faz nessa vida é perfeito, o sistema de injeção também tem suas imperfeições, E uma delas, é q quando da problema, o carro só sai do canto no reboque meu amigo. Isso sem falar na carência de oficinas para concertar essa tal tecnologia. Geralmente tem q levar na capital de seu Estado. Por essas e por outras, continuo sendo fã do carburador. Pois tais novidades apesar de seus benfícios, nos deixam mais ainda nas mão dos mecânicos, passando a porcaria daquele escaner! O carburador na minha opinião é tão bom q atravessou o século! E a ijeção agora q fez 20 anos. E repido não é perfeita, pois nos deixa no meio de uma estrada a mercê do reboque!