Sananduva – RS
Sananduva é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul. Localiza-se a uma latitude 27º56’59” sul e a uma longitude 51º48’24” oeste, estando a uma altitude de 636 metros. Sua população estimada em 2009 era de 15 216 habitantes chamados sananduvenses. Possui uma área de 505,12 km².
Provavelmente, a primeira pessoa que pisou em Sananduva, foi Mem de Sá (governador geral do Brasil que expulsou os franceses no Rio de Janeiro em 1560) em 1550, quando estava saindo de Uruguaiana a rumo da capital da época Olinda.
O município começou a criar seu povoado em 1900, na Fazenda São João do Forquilha, propriedade dos irmãos gêmeos Bueno onde viviam fugitivos e índios. O nome é dado em homenagem a árvore corticeira, chamada pelos índigenas de Sananduva, que possui uma bela flor vistosa. O primeiro imigrante foi o italiano Fiorentino Bachi, e mais tarde a venda da Fazenda São João do Forquilha para Heleodoro de Moraes Branco, um grande militar.
No setor turístico, Sananduva faz parte da Rota das Araucárias, associação turística da região nordeste do estado, criada em 2001. Belezas exuberantes no belvedere de São Paulo da Cruz, as igrejas em estilo gótico e romano da década de 40, os moinhos, cooperativas, a ferraria, a gruta natural do Santuário e a Cascatinha do Passo Ruim são atrativos para os visitantes. A Igreja Matriz São João Batista, gótica com pinturas e vitrais coloridos, é imponente e está próxima à praça de vistosa vegetação arbórea e a prefeitura da cidade, como na maioria das cidades de interior.
Fonte: http://pt.wikipedia.org
|