A Trilha da Floresta é realizada em Santa Rita da Floresta 2º distrito do município de Cantagalo, no estado do Rio de Janeiro. Trata-se de um dos maiores e mais bem organizados eventos Off-Road do estado, o evento é marcado pelas belas paisagens naturais  e o grande número de  pessoas que sempre estão dispostas a ajudar  nos piores trechos, a hospitalidade da população e dos organizadores fazem com que os participantes sempre voltem no ano seguinte.

O fundador de Santa Rita da Floresta foi o capitão Bernardo de Souza, imigrante português que chegou à região em 1876. Por haver na localidade uma densa floresta e muitos animais ferozes, encontrou muita dificuldade para a construção da vila.

Constituída por famílias católicas, a vila acabou recebendo uma imagem de Nosso Senhor dos Passos para a igreja construída. Mais tarde, também chegou uma imagem de Santa Rita de Cássia, chamada de “padroeira dos impossíveis“. A primeira missa em Santa Rita da Floresta teria sido celebrada pelo padre Aprígio, da cidade vizinha de Carmo. Alguns anos depois, com a localidade já elevada à condição de vila, os senhores João Henrique Vollú e José da Rosa Franca, com participação da população local, construíram a segunda igreja, a de Santa Rita de Cássia, que existe até hoje e que levou a santa a ser padroeira do distrito. A antiga igreja de Nosso Senhor dos Passos, construída pelo capitão Bernardo de Souza, foi demolida, já que se encontrava em péssimo estado de conservação. Mas, logo depois, e no mesmo local, o santuário foi reconstruído por Antônio Henrique de Souza, com participação da população. A reconstrução se deu entre os anos de 1938 e 1939.

Atualmente o distrito possui cerca de 3.137 alqueires, com uma altitude média de 520 metros acima do nível do mar e está a 23 quilômetros de distância do centro de Cantagalo, com inumeras trilhas, morros e atoleiros tudo aquilo que os trilheiros precisam para ficarem felizes.

Abaixo estão as fotos e informações dos organizadores e dos eventos realizados :